Plano Tecnológico da Educação de Moçambique apresentado na Educontek
O Plano Tecnológico de Educação de Moçambique, que conta com o projeto pensas@moz como parceiro, foi apresentado na «educontek» – feira internacional de conteúdos e tecnologias para a educação que decorre na Universidade de Aveiro, entre 11 e 12 de abril.
O Plano Tecnológico da Educação foi apresentado pelo Vice-Ministro da Educação de Moçambique, Augusto Jone Luís, e pelo Diretor Nacional para o Desenvolvimento das Tecnologias, Kauxique Maganlal, numa sessão que contou ainda com a presença do Reitor da Universidade de Aveiro.
O Plano, que tem vindo a ser apresentado em vários pontos de Moçambique e já conta com uma dotação financeira do Estado para o seu arranque, procura alavancar o sistema de ensino moçambicano através das tecnologias de acesso à internet e do aumento do acesso de professores e alunos ao computador. Para além deste primeiro objetivo operacional, o Plano pretende ainda mobilizar e capacitar de forma continuada os professores e demais agentes do sistema educativo que devem ter um papel mais participativo, de acordo com o novo paradigma de ensino. Na base deste dos restantes objetivos operacionais do Plano está este novo paradigma que, além do mais, coloca o professor no papel de facilitador do processo educativo e já não no papel exclusivo de transmissor do conhecimento.
Pretende-se que até 2016, seja possível passar de um computador por cada mil alunos para 20-26 computadores por cada mil alunos. Os professores vão poder adquirir um laptop com comparticipação do Estado. A execução do Plano Tecnológica da Educação inclui a elaboração de conteúdos que, segundo o vice-ministro de Educação de Moçambique, contará com a colaboração do projeto pensas@moz.
O projeto pensas@moz tem vindo a contribuir para desenvolver a formação de professores em Moçambique e, nesse contexto, em breve virão à Universidade de Aveiro professores das áreas de Matemática e de Língua Portuguesa, anunciou Augusto Jone Luís. Na perspetiva do Vice-Ministro, o pensas@moz está a contribuir, parafraseando o seu colega de Governo Ministro da Educação, para a «desmistificação da Matemática» e para reforçar a formação tecnológica e científica dos moçambicanos, fundamental tendo em conta os objetivos de desenvolvimento traçados.
Na Universidade de Aveiro estudam atualmente 78 moçambicanos em curso de graduação. Na perspetiva do vice-ministro da Educação moçambicano, os esforços de cooperação entre a UA e aquele país africano, para além do projeto pensas@moz, deverão ser incrementados e dirigir-se, essencialmente, para a formação pós-graduada dos professores universitários, dado que Moçambique tem vindo a ampliar muito a formação graduada, não obstante as carências ainda existentes na formação graduada em áreas específicas.